Δευτέρα 25 Απριλίου 2011

Καλό Πάσχα

Ontem, dia 24 foi comemorada a Πάσχα ou Paska, na religião ortodóxa a data coincide de 4 em 4 anos com a data da páscoa cristã não-ortodóxa, 2011 foi um desses anos.
Para nós a Paska é a mais importante celebração religiosa, na Sexta-Feira Santa realizam-se as procissões da Via Sacra entre as igrejas, sábado, depois do anoitecer, as igrejas enchem-se de gente e à meia-noite todos se cumprimentam com alegria dizendo "Χριστός Ανέστη!" ou seja "Cristo Ressuscitou!" e há um grande queima de fogos de artifício.
Procissão pelas ruas
Em cada igreja, uma vela é acessa a partir do Altar, vai passando entre todos para que cada um acenda a sua, este é um ritual muito importante pois cada responsável de cada igreja acendeu a sua vela pela vela que se encontra na Catedral, que por sua vez tem a vela que cada ano é acendida em Jerusalém e que vem de avião para Αθήνα numa cerimónia em que participa meu chefe. As celebrações nas igrejas estendem-se pela madrugada, saimos de lá com uma vela acessa que deve chegar em casa assim  para dar sorte.
Mayeritsa - sopa para o desjejum
 Começa então a grande festa e a quebra da quarentena do jejum, (durante a quaresma, nós não consumimos carne ou derivados, ovos, lacticínios e vinho, o qual, no entanto, é permitido somente no domingo) para começar, e para preparar o estômago que está fraco de tantos dias de jejum, come-se uma sopa feita das tripas do borrego, cortadas em pequenos aneis, com legumes, em seguida  vem o prato principal da Paska: o borrego assado.
 Depois no final da refeição, são distribuidos ovos pintados de vermelho e há um jogo em que cada pessoa toca ligeiramente seu ovo na extremidade do ovo da outra pessoa, um dos ovos parte-se, o outro não, e assim por diante, ganhando aquele cujo ovo é o último a ficar partido.
 No domingo as famílias se reúnem nos quintais das casas para comer mais borrego assado inteiro na brasa e beber vinho, há também danças típicas folclóridas ou populares.



Bem, quase ia me esquecendo, não sei se ainda da tempo de entrar no concorso de ovos de Páscoa que o Arthur está organizando, mas se der, eis aqui alguns ovos típicos que costumamos presentear os familiares e amigos.

Ps:estarei entregando um ovo para cada país na próxima reunião para realizar o jogo que mencionei, se estiverem interessados. ^^


 

2 σχόλια:

  1. Fantástico, Grécia! Fiquei curioso sobre essa brincadeira do ovo. Ah, e os ovos usados para o consurso estão formidáveis.

    Ah, e sobre os boatos... Sim, são somente boatos ùu Ainda pego o infeliz que os espalhou.

    ΑπάντησηΔιαγραφή
  2. A Páscoa é bem interessante aí. E a brincadeira dos ovos parece muito boa. Inclusive, seus ovos parecem deliciosos.

    ΑπάντησηΔιαγραφή